quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FAB apresenta software nacionalizado para controle do espaço aéreo


A Força Aérea Brasileira (FAB) apresenta, nesta quinta-feira (15), o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (Sagitario), que gerencia as aeronaves no céu do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), em Curitiba. O processo foi iniciado no segundo semestre de 2010 na capital paranaense, em substituição ao sistema X-4000, que ainda é usado no país.
A segunda etapa de implementação do Sagitario aconteceu no Cindacta III, no Recife, neste ano. O próximo passo será em novembro, no Cindacta I, em Brasília. A finalização do processo será em 2012, no Cindacta IV, em Manaus, segundo estimativa da FAB.
Os detalhes do software serão demonstrados pelo tenente-brigadeiro-do-ar Ramon Borges Cardoso, diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e pelo tenente-coronel Walcyr Josué de Castilho, do controle de tráfego aéreo da FAB, na sede do Cindacta II. O comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, e o ministro da Defesa, Celso Amorim, também participam do evento.
 
Agilidade de ações

Uma das principais características do novo sistema é que a ferramenta vai permitir a redução da carga de trabalho dos controladores e tornar as operações envolvidas no controle do tráfego aéreo mais ágeis.
O Sagitario foi desenvolvido pela empresa brasileira de tecnologia ATech, que se baseou em um software com padrões de controle de espaço aéreo europeu e usou sugestões de um grupo seleto de controladores para aperfeiçoar o sistema aos padrões aéreos nacionais. Um dos principais pedidos foi a troca da cor da tela do software na tela dos computadores. Antes era preta e agora é cinza.
Os controladores podem contar com imagens meteorológicas na tela, como nuvens, registradas por meio de radares meteorológicos da Aeronáutica ou de satélites. Com a ferramenta é possível desviar um voo que estiver em rota direcionada para uma área de instabilidade muito forte e com turbulência.