Em meio à greve dos Correios, que já dura mais de uma semana, alguns bancos estão alertando seus clientes sobre o pagamento das faturas e a possibilidade de consultá-las por outros meios para evitar atrasos, como a internet e os caixas eletrônicos.
Caixa Econômica Federal, HSBC e Itaú Unibanco já providenciaram os alertas.
Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estão em greve desde o dia 14 de setembro. A categoria reivindica piso de R$ 1.635 – atualmente, o valor está em R$ 807 – mais reposição da inflação de 7,16% e reposição das perdas salariais de 24,76%, de 1994 à 2010.
Conforme informou a assessoria de imprensa do Itaú Unibanco, foram enviados alertas de SMS informando aos clientes que eles têm à disposição a fatura online, "um serviço que não é interrompido em casos de impossibilidade de entrega da fatura. Caso a paralisação continue, o banco manterá a prestação desse serviço para clientes com vencimentos agendados para a próxima semana", disse a instituição em comunicado.
De acordo com o HSBC, os avisos começaram no dia 14 e acontecem por meio de mensagens no celular, por atendimento telefônico e alertas na internet, bem como nas agências do banco. Apesar da greve, o banco afirma que ainda não sentiu aumento no atraso das contas.
Além disso, a Febraban recomenda que os bancos procurem as prefeituras (IPTU/ISS), Empresas Concessionárias de Serviços Públicos (água, luz, telefone e gás) e os cedentes de bloquetos de cobrança para negociar a isenção de encargos para o recebimento das faturas e bloquetos de cobrança vencidos até que a greve termine.
Segundo a Fundação Procon-SP, os consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas devem entrarem em contato com a empresa, para solicitar outra opção para efetuar o pagamento, antes do vencimento, "a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos e cancelamentos".
Ainda de acordo com o Procon, os alertas podem ser enviados pelos bancos para todos os clientes, já que se tratam de serviço ao consumidor.