
Um vendaval com fortes chuvas e granizo atingiu durante a noite de segunda-feira (29) e a madrugada desta terça-feira (30) o norte de Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, 20 municípios comunicaram ocorrências e destruição devido à enxurrada. As cidades mais atingidas pelo granizo em Santa Catarina são Formosa do Sul, Irati, Anchieta e Saltinho.Pelo menos 100 casas foram destelhadas e os profissionais de Defesa Civil passaram a madrugada entregando telhas para famílias que tiveram telhados quebrados pelo granizo. Ainda não há dados finalizados sobre o número de desabrigados e desalojados. Em Capinzal, cerca de 200 casas tiveram prejuízo com o granizo.Na Serra de Santa Catarina, problemas foram registrados em Bom Retiro, onde uma queda de barreira interditou a SC-430 no km 15, próximo à Serra do Panelão, segundo a Defesa Civil. A rodovia foi fechada nos dois sentidos e há riscos de mais desmoronamento na região.A chuva está afetando o estado desde a semana passada, segundo o major Emerson, da Defesa Civil. E a previsão é de que se estenda durante a semana.
Três barragens foram fechadas para evitar possíveis alagamentos. Durante a madrugada desta terça-feira, houve falta de luz em algumas cidades. Em algumas cidades não chovia tanto há 11 anos. Nesta terça-feira, ainda chove bastante em Florianópolis, onde houve queda de postes e 95 mil pessoas ficaram sem luz. Conforme a Defesa Civil, a situação em Florianópolis está sendo monitorada.
Em Lages, na serra catarinense, houve deslizamentos e alagamentos de casas e ruas e muitas pessoas tiveram que deixar suas casas. Parte do muro de um quartel do Exército desabou. Um rio que corta a cidade transbordou.