quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Furacão Irene faz Nova York declarar estado de emergência

MAR-EUA-IRENE


O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, declarou nesta quinta-feira (25) estado de emergência diante da possibilidade de a região ser atingida pelo furacão Irene neste fim de semana.
Segundo Cuomo, a medida ajudará o Estado a se preparar para o impacto da tempestade.
- Neste estado de emergência, estou ativando todos os níveis do governo do estado para nos prepararmos para eventuais situações que possam ser causadas pelo furacão Irene.
 A medida é um trâmite administrativo para facilitar a coordenação entre os diferentes departamentos do governo e para poder pedir ajuda federal.
A prefeitura de Nova York também se prepara para esvaziar áreas costeiras e resgatar moradores que ficarem isolados no caso de a cidade ficar alagada na passagem do furacão.
A projeção dos meteorologistas é de que o furacão Irene se dirigirá no sentido da Costa Leste dos Estados Unidos e possivelmente castigará Nova York na noite de sábado (26) ou no domingo (27).
Enquanto isso, a Carolina do Norte, no sudeste dos EUA, decretou estado de emergência nesta quinta-feira diante da proximidade de Irene, que obrigou um condado a emitir uma ordem de esvaziamento obrigatória para milhares de residentes.
Furacão deve perder a força quando atingir norte do país
O furacão Irene está classificado na categoria 3, da escala Saffir-Simpson – que vai de 1 a 5 –, mas os especialistas dizem que provavelmente perderá força ao se mover para norte e poderá passar ao nível 2 ao atingir Long Island, no leste da cidade de Nova York.
Irene, o primeiro furacão da temporada de ciclones do Atlântico, já castigou Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Turks e Caicos.